CIENTIFICAMENTE
COMPROVADO

uma análise dos tratamentos
mais utilizados para a covid-19

Atualizado em 15 de abril de 2021

Um ano após o início da pandemia de covid-19, médicos de todo o mundo continuam à procura de tratamentos para conter a doença que mudou a vida que conhecíamos. Durante esse período, foram realizados vários ensaios clínicos que oferecem provas científicas para confirmar a eficácia ou prejuízo do uso de um medicamento ou terapia em diversos pacientes com sintomas leves, moderados e graves da infecção por coronavírus.

Neste especial desenvolvido em parceria com a Fundação Epistemonikos, revisamos a cada semana a evolução da evidência disponível para 38 dos tratamentos e medicamentos mais usados. Elaboramos uma classificação de sete níveis (de "altamente efetivo" a "não apoiado pela ciência") que descreve a utilidade destas terapias.

CLASSIFICAÇÃO

1
Não apoiado cientificamente
Tratamentos não avaliados em estudos clínicos por não haver informações suficientes de seus riscos ou pela improbabilidade de encontrar benefício (baseado no conhecimento conhecimento científico já estabelecido).
5
2
Pronto para ser abandonado
Intervenções que não têm benefício, ou que o benefício não supera os riscos, ou que o benefício é mínimo e o custo alto demais, e cuja evidência seja de boa certeza.
5
3
Pouco promissor
Tratamentos que ainda não podemos descartar com certeza que tenham algum benefício, mas que os resultados iniciais não foram animadores.
5
4
Neutro
Tratamentos dos quais não podemos afirmar nada ainda, seja pela baixa certeza da evidência, porque os estudos tiveram resultados mistos, ou porque os dados não são confiáveis.
5
5
Promissor
Tratamentos dos quais ainda não podemos assegurar que os benefícios superem os riscos e custos, mas há resultados iniciais animadores. Ainda não estão prontos para uso, entretanto se justifica mais pesquisas.
5
6
Pronto para uso
Tratamento cuja balança entre benefício contra riscos e custos está a favor do primeiro. Ademais, a evidência nos dá boa certeza de que os dados obtidos nos estudos refletem o que ocorrerá na realidade.
5
7
Altamente efetivo
Um tratamento acessível, efetivo e seguro, para o qual a evidência nos dá boa certeza de que os dados obtidos nos estudos refletem o que ocorrerá na realidade.
5
Coordenação geral: Fabiola Torres / Colaboração especial: Fundación Epistemonikos / Desenvolvimento web: Jason Martínez / Ilustrações: Kipu Visual / Tradução para o português: Donavan de Souza Lúcio, Isadora Ferreira Teixeira e Juliana Nogueira Garcia

Suscríbete

Nuestros lectores son el corazón de este espacio. Únete para recibir los contenidos y conocer las distintas formas de cómo puedes integrarte a la comunidad de Salud con lupa.