Cientificamente Comprovado: uma análise dos tratamentos mais utilizados para a covid-19

CIENTIFICAMENTE
COMPROVADO

uma análise dos tratamentos
mais utilizados para a covid-19

Atualizado em 9 de setembro de 2021

Um ano após o início da pandemia de covid-19, médicos de todo o mundo continuam à procura de tratamentos para conter a doença que mudou a vida que conhecíamos. Durante esse período, foram realizados vários ensaios clínicos que oferecem provas científicas para confirmar a eficácia ou prejuízo do uso de um medicamento ou terapia em diversos pacientes com sintomas leves, moderados e graves da infecção por coronavírus.

Neste especial desenvolvido em parceria com a Fundação Epistemonikos, revisamos a cada semana a evolução da evidência disponível para 42 dos tratamentos e medicamentos mais usados. Elaboramos uma classificação de sete níveis (de "Tratamento padrão" a "não apoiado pela ciência") que descreve a utilidade destas terapias.

CLASSIFICAÇÃO

1
Não apoiado cientificamente
É uma intervenção que não é avaliada por ensaios clínicos pois o conhecimento científico já estabelecido fornece informação suficiente sobre seus riscos ou sobre a improbabilidade de encontrar benefícios.
5
2
Uso não apropriado
É um tratamento que ou não traz benefícios, ou cujos benefícios não superam os riscos, ou que gera benefícios mínimos frente a um custo muito alto. Está respaldado por evidência sólida. Não deveria ser utilizado em nenhum contexto clínico. Somente se justifica continuar com as pesquisas em pessoas ou circunstâncias diferentes das que já foram estudadas.
5
3
Pouco promissor
Os resultados iniciais das pesquisas com o tratamento em questão não são animadores. Entretanto, ainda não podemos descartar com certeza que o tratamento possa trazer algum benefício. É justificável que as pesquisas com ele continuem, especialmente em pessoas ou circunstâncias diferentes das que foram estudadas.
5
4
Neutro
Tratamento sobre o qual ainda não podemos afirmar nada, seja pela baixa certeza da evidência, porque os estudos tiveram resultados mistos, ou porque os dados não são confiáveis. É justificável que continuem pesquisando sobre ele.
5
5
Promissor
É um tratamento sobre o qual ainda não podemos assegurar que os benefícios superem os riscos e custos, mas há resultados iniciais animadores. Ainda não está pronto para uso, entretanto se justificam mais pesquisas sobre o tratamento.
5
6
Pronto para uso
Ao compararmos os benefícios do tratamento com os riscos, custos e outros fatores, na maioria dos casos a balança se inclina favoravelmente à este tratamento. Está respaldado por evidência sólida.
5
7
Tratamento padrão
É um tratamento acessível, efetivo e seguro, respaldado por evidências sólidas. Quando é possível escolher entre este ou outros tratamentos, este é a melhor alternativa.
5
Coordenação geral: Fabiola Torres / Colaboração especial: Fundación Epistemonikos / Desenvolvimento web: Jason Martínez / Ilustrações: Kipu Visual / Tradução para o português: Donavan de Souza Lúcio, Isadora Ferreira Teixeira e Juliana Nogueira Garcia

Suscríbete

Nuestros lectores son el corazón de este espacio. Únete para recibir los contenidos y conocer las distintas formas de cómo puedes integrarte a la comunidad de Salud con lupa.